sábado, 28 de novembro de 2009

ASSOCIAÇÃO CULTURAL HERCÍLIA BLOCK




(PAINEL INSTALADO NA SEDE DA ASSOCIAÇÃO HB, CORTINA VERTICAL COM IMAGEM DE HERCÍLIA BLOCK)


ASSOCIAÇÃO CULTURAL HERCÍLIA BLOCK




A ASSOCIAÇÃO CONTARÁ COM ESPAÇO PARA DIVERSAS ATIVIDADES CULTURAIS

CURSOS LIVRES, PALESTRAS E WORKSHOPS

ESPELHANDO UMA DIVERSIDADE HARMONIOSA, PROJETANDO A INTEGRAÇÃO DA CONSCIÊNCIA E DO SABER.

OS TEMAS ABORDARÃO: ARTES; FILOSOFIA, MITOLOGIA; SEXUALIDADE; COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA; CANTO E PIANO; TÉCNICA DE DICÇÃO; POESIA; DANÇA INDIANA; SHANTALA; TAI CHI CHUAN; MASSAGEM; DANÇA DO VENTRE; MANDALAS; MANTRAS E OUTROS

A ASSOCIAÇÃO PRETENDE

PROMOVER PALESTRAS PAGAS E GRATUITAS (PROMOCIONAIS);

OFERECER WORKSHOPS EM TEMAS DIVERSOS;

DESENVOLVER PARCERIAS, CONVÊNIOS E PROJETOS ARTÍSTICOS, CULTURAIS, FILANTRÓPICOS, QUE POSSIBILITEM A DOAÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA OS CURSOS OFERECIDOS;

DISPONIBILIZAR CDS, LIVROS, CALENDÁRIOS TEMÁTICOS ANUAIS; MINI-BAZAR;

REALIZAR SARAUS E ESPETÁCULO ANUAL BENEFICENTE, MUSICAL E POÉTICO;

PÚBLICO-ALVO:

ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, PROFESSORES, TERCEIRA IDADE OU MATURIDADE, GESTANTES (SHANTALA), CANTORES, ATORES, ARTISTAS, INTERESSADOS.

LOCAL:

SÃO PAULO, CAPITAL. BAIRRO DA LIBERDADE, PRÓXIMO À ESTAÇÃO DO METRÔ SÃO JOAQUIM. PRÓXIMO TAMBÉM DA ESTAÇÃO VERGUEIRO E DO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO.







Como tudo começou

Durante mais de 20 anos, Hercília Block organizou concertos beneficentes em bibliotecas, teatros e salas culturais, divulgando o bel canto e promovendo a cidadania em campanhas contra a fome com a participação de artistas e músicos no projeto musical Calidoscópio - Cantando a poesia através dos tempos, de sua autoria. Este projeto, que envolvia seus melhores alunos, realizava-se por meio de espetáculos musicais que somavam a diversidade poética do canto de todas as épocas.

Este projeto acabou desenvolvendo atividades de um grupo, do Núcleo Calidoscópio, buscando resgatar o bel canto, a cultura e a arte no Brasil e beneficiar campanhas pela cidadania.

Foi criado por Hercilia Block, tendo por objetivos a divulgação das artes, do canto e uma preocupação social: as apresentações sempre foram e serão beneficentes e o ingresso, em gêneros alimentícios, doados a entidades e comunidades carentes.Formado por alunos de Hercília, profissionais e convidados consagrados.

Após seu falecimento em 2002, o Núcleo de Eventos Artísticos e Culturais Calidoscópio, composto por ex-alunos e admiradores da obra de Hercilia Block continuou desenvolvendo seu projeto, resgatando seu trabalho artístico, cultural e educacional com a manutenção de um site e do espetáculo Calidoscópio, lançamentos de Cds e textos da cantora e professora.





Quem foi Hercília Block





Hercilia Block, foi considerada uma das maiores intérpretes da ópera de Puccini, "MADAME BUTTERFLY". Suas representações realizadas nas temporadas líricas oficiais do TEATRO MUNICIPAL nas temporadas de 1961 e 1962 ficaram na história da ópera nacional e ela conquistou, entre inúmeros troféus o importante Roquete Pinto como melhor cantora lírica em 1954. Foi contratada da TV TUPI de São Paulo onde cantou e representou durante dez anos. Além da consagração em "Madame Butterfly", Hercilia atuou com sucesso e versatilidade em inúmeras óperas:"La Bohème"(sua ópera de estréia), "Tosca", "Adriana Lecouvrer", "Cavalleria Rusticana", protagonizando também "ANITA GARIBALDI".





A todo esse potencial de realizações no mundo operístico, somam-se as outras facetas dessa grande artista: foi professora de canto, escritora , poetisa e, sobretudo, mãe extremosa, sempre transbordante em amor e ensinamentos. Infelizmente, falecida em agosto de 2002, deixou uma grande lacuna como mestra do "bel canto", como amiga, como mãe e, sobretudo, como grande ser humano. (TEXTO DE PAOLA BLOCK, JORNALISTA, FUNDADORA DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL HB )


Símbolos da Associação




FOTOMONTAGEM: Borboleta e rosto de Hercilia Block: arte de Lúcia Nóbrega


A borboleta e o calidoscópio: transformação e diversidade
(calidoscópio que gira e se transforma como a borboleta)


Nenhum comentário:

Postar um comentário